Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) na Oncologia

Compartilhe nas suas redes sociais:

A TENS tem sido estudada a fim de se saber seus efeitos no manejo da sintomatologia de diversos quadros clínicos provocados por diferentes tipos de cânceres. A maioria dos trabalhos realizados sobre a TENS em pacientes oncológicos avaliam sua eficácia na diminuição da dor (Robb et al., 2007; Searle et al., 2009, Bennett et al., 2010), porém, existem estudos que avaliam sua ação no controle de sintomas como náusea, vômito (Tonezzer et al., 2012) e neuropatia periférica induzida por quimioterapia (Tonezzer et al., 2017).

Autores têm contraindicado o uso local da TENS em tumores por conta da ausência de estudos sobre seus efeitos no tecido neoplásico. Um possível aumento da temperatura local, fluxo sanguíneo e taxa metabólica pode promover a nutrição e, consequentemente o crescimento tumoral (Robertson et al., 2009; Rennie, 2011).

Entretanto, estes efeitos fisiológicos da TENS não são totalmente esclarecidos, havendo resultados divergentes na literatura sobre seus efeitos na temperatura tecidual (Owens et al., 1979; Abram et al., 1980; Indergrand e Morgan, 1997), fluxo sanguíneo (Indergrand e Morgan, 1997; Cramp et al., 2002) e no Sistema Nervoso Autônomo (SNA) (Ebersold et al., 1977; Reeves et al., 2004).

Diante deste quadro existe a necessidade de se estudar a segurança oncológica da TENS sobre tumores. Sendo assim, realizei um estudo experimental que averiguasse os efeitos da TENS no carcinoma 4T1 de mama em camundongos Balb/c.

Ao aplicar a TENS de baixa (10 Hz) e alta frequência (100 Hz) sobre estes tumores, com largura de pulso de 200 µs, intensidade sensorial por 20 minutos ao longo de 10 dias de tratamento, não foi observado aumento do volume tumoral e da área de necrose de tecido neoplástico viável quando comparados com o grupo placebo (intensidade zerada).

por Prof. Ms. Leonardo Affonso Massabki Caffaro

Mini-curriculo:

– Mestre em Ciências (FMUSP);

– Especialista em Fisioterapia Musculoesquelética (ISCMSP);

– Professor convidado das pós-graduações de ortopedia da FMUSP-IOT e Instituto Imparare;

– Preceptor do estágio de ortopedia (UNINOVE);

– Fisioterapeuta convidado do Instituto PRO.

Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) na Oncologia