Trabalhos Científicos

Normas para Submissão de Trabalhos Científicos no VI CBFO 2019

Datas Importantes:
Até 28 de Fevereiro – Período para envio dos resumos (até às 18h00 – Horário Brasília).
Até 23 de Abril – Avaliação e divulgação.

MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO – ORAL E BANNER

01. Só serão aceitos trabalhos originais que não foram publicados em revistas e apresentados em outros congressos, relacionados à oncologia.

02. Serão selecionados para apresentação oral os 03 (três) melhores trabalhos de acordo com o julgamento da Comissão Científica. Os demais deverão ser apresentados na forma de banner.

03. Digitação do resumo:
Devem estar em formato Word; tamanho A4; margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. A fonte empregada deverá ser Time New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre as linhas 1,5, entre os parágrafos 1,5. Devem conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras, serem apresentados em formato estruturado, contendo: introdução, objetivo, método, resultados e conclusão.
Não devem incluir citações, referências, abreviaturas, quadros, tabelas ou figuras.
Devem estar em português ou inglês ou espanhol, acompanhados com no mínimo três e no máximo seis descritores nos respectivos idiomas, iniciados com letra maiúscula e separados por ponto e vírgula.
Não utilizar parágrafos. No caso de usar abreviaturas e siglas, explicá-las na primeira vez que aparecerem no texto. Não iniciar sentenças com numerais.

Não usar tabelas ou esquemas. Estes poderão ser expostos no dia da apresentação oral ou no texto do banner.

Títulos: Os títulos devem ser redigidos em caixas altas e baixas e alinhados à esquerda (com até 150 caracteres sem espaços, alternando letras maiúsculas e minúsculas, em português, inglês e espanhol e sem abreviações)

Autores: Inserir o(s) nome(s) completo(s) do autor(es), centralizado(s) e de forma regular. Indicar, para cada autor, em nota de rodapé: a categoria profissional, o mais alto grau acadêmico, o(s) nome(s) do(s) departamento(s) e instituição(ões) a que o trabalho deverá ser atribuído, endereço eletrônico, cidade, estado e país; e) nome, endereço e telefone do autor responsável pela correspondência sobre o manuscrito.
Caberá aos autores proceder à adequação às normas antes de encaminhá-los, sendo de sua inteira responsabilidade a precisão e correção da linguagem.
A publicação é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à comissão científica do Congresso a avaliação dos resumos, a seleção e o envio para a revista.

e-Mail do Autor: Deve constar o e-mail do autor principal.

Resumo: Síntese do Trabalho enviado.

Introdução: Deve ser breve e clara, suficiente para elucidar o tema discutido. A relevância do estudo deve ser descrita no final da introdução.

Objetivos: Devem expressar de forma clara a resposta que se deseja obter com a pesquisa.

Método: Deve constar o tipo de estudo, a amostra estudada, a forma de seleção, as variáveis estudadas, o procedimento de coleta de dados e os métodos de análise de dados. Para estudos em seres humanos, é obrigatório o envio da carta de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, independente do desenho de estudo adotado (observacionais, experimentais ou relatos de caso). Deve-se incluir o número do Parecer da aprovação da mesma pela Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital ou Universidade, a qual seja devidamente registrada no Conselho Nacional de Saúde.

Resultado: Descrição clara e sucinta dos dados encontrados, de preferência relacionados aos objetivos definidos. Podem ser utilizados no máximo dois itens, entre tabelas, gráficos e figuras.

Conclusão: Relacionar conclusão com os objetivos do trabalho, evitando assertivas não apoiadas pelos achados.
Palavras-chave / descritores: Os descritores são palavras fundamentais que auxiliam na indexação dos artigos em bases de dados nacionais e internacionais em Ciência da Saúde. Para determinar os descritores, deve-se consultar a lista de DeCS – Descritores em Ciências da Saúde, elaborada pela BIREME. Disponível em: http://decs.bvs.br.

Durante toda a descrição do trabalho, deve-se excluir qualquer referência aos autores e/ou à instituição de ensino.  Para tal, manter o texto normal e trocar o nome da instituição por XXXXX. Por exemplo: no caso de “As pacientes foram selecionadas no ambulatório da USP”, colocar “As pacientes foram selecionadas no ambulatório da XXXXX”.

04. Autores: Um dos autores deverá estra inscrito no evento antes de submeter o trabalho. Admitem-se no máximo 6 autores (1 autor e cinco co-autores) por trabalho.

05. Data limite para envio dos trabalhos: 28 de fevereiro de 2019.

06. A comissão julgadora irá selecionar apenas os trabalhos que cumprirem todas as normas aqui descritas, apresentar autorização do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em que o trabalho foi submetido, no caso de estudos com seres humanos e animais. Estudos de caso também devem ter parecer do CEP.

07. Não serão aceitos revisões de literatura, porém revisões sistemáticas e metanálises são bem vindas.

08. Devido à limitação física para as apresentações, a comissão se reservará também o direito de remanejamento de determinados trabalhos de uma sessão para outra, conforme disponibilidade de tempo e espaço.

09. Os autores dos trabalhos selecionados serão comunicados com antecedência de até 30 dias da data do evento, por e-mail.

10. Em caso de banner, o mesmo deverá ter sustentação superior em corda ou similar, com dimensões: largura 90cm (horizontal) e altura 120cm (vertical).

11. Os trabalhos que não observarem as instruções relacionadas serão automaticamente eliminados.

12. Serão premiados os 3 primeiros lugares.

13. A análise será feita por pares, com mínimo de dois avaliadores por trabalho, cegos quanto à autoria dos trabalhos e a avaliação do segundo examinador. Os critérios de avaliação são: (1) a relevância e originalidade; (2) a clareza e pertinência dos objetivos e a coerência com o método; (3) a adequação do delineamento da pesquisa; (4) a descrição dos métodos, análise estatística; (5) a importância dos resultados, aplicabilidade clínica e impacto”.
Todos os trabalhos enviados no prazo serão avaliados por dois membros da Comissão Científica, que dará o parecer final de “APROVADO” ou “REPROVADO”. Não haverá correção de nenhum trabalho, apenas o parecer.

14. Todos os trabalhos aprovados terão os resumos publicados no suplemento da Revista Brasileira de Cancerologia.

 

Formulário para envio dos Trabalhos Científicos